Página Inicial / Opinião

Opinião

A insustentável lerdeza do judiciário

Viramos um país de concurseiros. Neste momento, 10 milhões de brasileiros estudam para algum concurso público – é quase 10% da população economicamente ativa, aquela que junta quem está trabalhando e quem procura por um emprego. Para boa parte do nosso exército de prestadores de concurso, as melhores oportunidades estão …

Leia mais »

Federalismo, Corujas e João Dória

Muitas vezes o ser humano é inclinado a apenas observar coisas grandes e que chamam a atenção; por motivos óbvios: são grandes e chamam a atenção. No entanto, é muito mais fácil ignorar os fenômenos pequenos e mais isolados ao seu redor. Preste atenção nessa parte para entender mais um …

Leia mais »

Precisamos diminuir os custos de regulação!

Está claro que sou a favor do Estado Mínimo, penso que o Estado deve se ater às funções em que seja estritamente necessária a mão estatal. Mas ainda assim, tenho uma filosofia gradualista e não vejo problema algum em fazer pesquisa e eventuais sugestões em áreas em que o setor …

Leia mais »

A UBER é patrão ou não é?

Um dia desses, um amigo pontuou que todas as discussões que ele tem comigo chega sempre no bendito Estado. Já estou pontuando isso porque você que veio ao Jusliberdade já deve estar esperando isso e, boas notícias, vai encontrar nesse artigo. Brincadeiras à parte, vamos pensar uma coisa: por que …

Leia mais »

Observações sobre as diversas críticas à CLT

Eu gosto muito do Ricardo Amorim, mas esse vídeo que ele mesmo postou evidencia como ainda falta sofisticação na crítica à legislação trabalhista, especialmente entre os formadores de opinião no país. Para começo de conversa ele postou o vídeo como se fosse uma “crítica à CLT”, mas rigorosamente falando ele pouco …

Leia mais »
A diferença salarial entre homens e mulheres - JusLiberdade

A diferença salarial entre homens e mulheres

Nem o texto do Narloch, nem o estudo (citado no texto) são novos, mas é sempre importante derrubarmos alguns mitos e proselitismo ideológicos, até para enfrentarmos os problemas de forma mais adequada. Do ponto de vista legal e institucional, NÃO EXISTE nenhum dispositivo no Brasil que autorize qualquer forma de …

Leia mais »

O preconceito de Schrödinger

Recentemente, algumas pessoas questionaram uma propaganda da Ruffles no Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR) [1], afirmando que se tratava de propaganda racista. O caso é o da imagem abaixo, em que um rapaz negro estampa a batata sabor feijoada. Segundo informações do Globo, “O fato de ter um negro …

Leia mais »